Uma obra que permite uma leitura faseada e selectiva de um tema vasto e complexo

Numa área em que escasseia a existência de livros, a dos transportes marítimos, surgiu a obra “Portos, Shipping, Intermodalidade e Governação”, resultado da conjugação de documentos escritos em vários momentos e com diferentes perspectivas pelos seus autores: J. Augusto Felício, João Soares, Vítor Caldeirinha e Fernanda N. Ferreira. Documentos que, embora em alguns casos já antigos, não deixam de se manter actuais e chegam mesmo a adquirir quase que um carácter premonitório, como se compreenderá quando verificada a data em que foram escritos.

Com efeito, a obra divide-se em vários temas: Portos e Mercado; Portos e Governação; Desempenho dos Portos; Portos Portugueses; Armadores e Operadores Portuários; Portos e Logística; Relação Cidade-Porto; Intermodalidade e Shipping; Trabalhos de Investigação; e Registos sobre Luís Filipe Duarte. O que permite uma leitura faseada e selectiva de um tema que é vasto e complexo, como sublinhado pelo Professor Mário Lopes durante a sessão de lançamento da obra, ocorrida no passado dia 14 de Novembro no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Neste sentido, o Professor J. Augusto Felício salientou também a necessidade de se olhar para o sector marítimo-portuário de forma holística e sistémica, aspecto corroborado pelo Comandante João Soares, para quem falta uma visão estratégica dos portos e da posição geoestratégica de Portugal.

Também para Vítor Caldeirinha, Presidente da Autoridade Portuária de Setúbal e Sesimbra, Presidente da Associação dos Portos de Portugal e impulsionador desta obra, o sector tem evoluído bastante nos últimos anos, orientando-se para as exportações, para a redução de custos, para a eficiência e para a concorrência. Na verdade, a gestão dos portos tornou-se mais empresarial, havendo uma maior preocupação com a logística. Por outro lado, para o cliente, na altura de escolher qual o porto a utilizar, é fundamental saber que a sua escolha é sinónimo de satisfação.

De referir ainda que durante o lançamento da obra se destacou a existência de uma pós-graduação associada a este livro, criada em 1992, que já formou até à data cerca de 270 pessoas. E que se destina essencialmente a «gestores e quadros técnicos de entidades e empresas ligadas ao transporte marítimo e actividades portuárias». A nova edição desta pós-graduação em Gestão do Transporte Marítimo e Gestão Portuária terá início em Janeiro de 2015 e poderá em breve, dependendo da aprovação necessária, evoluir para Mestrado.

 

PORTOS, SHIPPING, INTERMODALIDADE E GOVERNAÇÃO

Vários

Riscos Editora, 2014



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill