De acordo com dados de uma associação portuária russa, os portos da Rússia situados no Árctico conhecem uma evolução positiva significativa, em boa parte devido ao aumento de exportações petrolíferas russas e ao desenvolvimento de novos projectos industriais na região
Estreito de Bering

Em 2017, os portos russos do Árctico movimentaram 74,2 milhões de toneladas de mercadorias, mais 49,1% do que no ano anterior, refere o jornal norueguês The Independente Barents Observer, com base em dados da Associação dos Portos Marítimos da Rússia.

O porto de Murmansk representou dois terços do volume de negócios (51,7 milhões de toneladas de carga foram movimentadas neste porto, mais 54,5% do que no ano anterior), refere o jornal. Cereais, petróleo e carvão foram os produtos mais transportadas nestes portos.

O mesmo jornal também refere, com base em dados da Agência Federal Russa de Transportes Marítimos e de Rio, que no último ano foram embarcadas 9,74 milhões de toneladas de carga na Rota do Árctico, o que constitui um recorde anual.

Para esta evolução dos portos russos do Árctico contribuíram a exportação de petróleo russo, que aumentou 7%, para 256,7 milhões de toneladas, e de carvão, que subiram 4%, para 185,1 milhões de toneladas, bem como a vários projectos industriais, como o GNL Yamal e o GNL 2, e a carregamentos de petróleo provenientes de novos projectos, como o porto Novy e o terminal de Varandey.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill