Os dois portos apoiam a proibição de HFO na navegação pelo Árctico
Arctic Commitment

Os portos alemães de Bremen e Bremerhaven, explorados pela bremenports GmbH & Co. KG, juntaram-se a uma campanha para banir o uso de heavy fuel oil (HFO) na navegação marítima pelo Árctico que envolve mais de 80 empresas, organizações não-governamentais, associações, políticos e exploradores, referem meios de comunicação internacionais.

A adesão destes portos a esta campanha, denominada Arctic Commitment, assume importância na medida em que em conjunto constituem uma das entidades portuárias com maior movimento de contentores da Europa e a 16ª do mundo, segundo as mesmas fontes.

A este propósito, Robert Howe, CEO da bremenports GmbH & Co. KG., referiu que brevemente será inntroduzida naqueles portos uma barcaça alimentada a gás natural liquefeito (GNL) destinada ao transporte de material dragado, com o objectivo de reduzir a poluição atmosférica local.

Os mesmos meios recordam que cerca de 75% do combustível marítimo transportado no Árctico é composto por HFO e em metade dos casos é transportado por navios sem pavilhão de qualquer Estado Árctico, ou seja, sem qualquer relação com o Árctico.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill