Depois do Harvey ter devastado o Texas, os portos da Florida e das Caraíbas preparam-se agora para receber o Furacão Irma, uma clássica tempestade Atlântica que evoluiu entretanto para um Furacão de Categoria Cinco.

Salvo algumas tempestades no Golfo do México, o Irma constitui-se, neste momento, como o mais violento Furacão formado no Oceano Atlântico desde que há registo de tais fenómenos, com rajadas de vento a atingirem os 175 nós, cerca de 324 Km/h.

Classificado já pelo Centro Nacional de Observação de Furacões dos Estados Unidos como potencialmente «catastrófico», o Irma deverá provocar já esta próxima Sexta-feira, ventos na casa dos 65 nós, cerca de 120 km/h em Porto Rico, tendo a Guarda Costeira Norte-Americana imposto o encerramento dos portos de Porto Rico e das Ilhas Virgens a todo o tráfego, salvo casos especiais devidamente autorizados, bem como foi já também igualmente sugerida a partida de todos os navios abaixo dos 500 GT.

As previsões para terra firme são de chegada do olho do furacão no próximo Domingo à Florida onde foi declarado já ontem o Estado de Emergência e foi solicitada ajuda ao Governo Federal para construção de diques de defesa de cheias, bem como se encontram já convocados para se apresentarem a partir de Sexta-feira 7 000 membros da Guarda Nacional da Florida para assistência a todo o tipo de graves ocorrências que se espera poderem vir a suceder.

Em algumas zonas, como Florida Keys, os turistas foram já intimados a abandonarem as respectivas instalações em que se encontram até amanhã de manhã, esperando-se que iguais directivas de evacuação dos respectivos residentes venham também a ser emitidas em breve.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill