O adiamento do processo de saída do Reino Unido da União Europeia que pode resultar dos detalhes do processo é visto com preocupação pelos representantes dos portos britânicos, sobretudo pela incerteza que gera face ao futuro
Organização Marítima Internacional

A Associação Britânica de Portos (BPA, em inglês) admitiu uma crescente ansiedade por parte dos responsáveis dos portos britânicos, do sector da logística e do comércio na sequência do adiamento da votação do acordo sobre o Brexit na Câmara dos Comuns.

Tal ansiedade fica a dever-se a incerteza sobre o futuro destas actividades, tal como outras dependente dos termos de um acordo entre o Reino Unido e a União Europeia (UE), se o houver, ou de uma saída do país da UE sem qualquer acordo. Perante esta incerteza, a indústria não sabe como se preparar para o futuro e já tem vindo há bastante tempo a avisar o Governo de que não será possível adaptar-se a novas regras num prazo demasiado curto.

A BPA considera que a perspectiva de um novo prazo, que significarão mais custos e tempo para a indústria, afectando sobretudo os operadores de portos de carga rodada (ro-ro), é assustadora. E alertou para o facto de a indústria necessitar de tempo para se adaptar a uma nova cultura e a mudanças organizacionais significativas se ocorrer um Brexit sem acordo.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill