A ideia principal é desenvolver sinergias com pilotos e rebocadores no contexto dos futuros desenvolvimentos do projecto PORTOPIA

Foi no final do passado mês de Outubro que a GLINTT INOV organizou um conjunto de workshops destinados à consolidação de uma proposta de valor e ao desenvolvimento de sinergias com pilotos e rebocadores no contexto dos futuros desenvolvimentos do projecto PORTOPIA. Pretende-se que esta plataforma tecnológica consiga chegar à restante comunidade portuária e, portanto, será de salientar a presença do Secretário-Geral da European Tugowners Association (ETA), Dr. Hugo Callens.

Durante a realização destes workshops estiveram sob avaliação duas tecnologias desenvolvidas pela GLINTT INOV para o sector marítimo: o Portopia Service Cloud, enquanto «primeira plataforma digital de inteligência competitiva para Portos» – e o produto NONIO – «solução para gestão de risco e compliance de navios mercantes». Ambas as tecnologias foram avaliadas tendo em vista o desenvolvimento da parceria entre a ETA, a GLINTT INOV e o consórcio do projecto PORTOPIA. Adicionalmente, e também no contexto desta iniciativa, «a GLINTT INOV promoveu uma master-class em técnicas de data science aplicadas à geração de conhecimento sobre actividades económicas relacionadas com o transporte marítimo e a eficiência da cadeia logística».

Estas iniciativas contaram com o apoio da SVITZER que, «para além dos contributos na construção de uma proposta de valor para os operadores portuários, proporcionou um tour no Porto de Lisboa a bordo de um dos seus rebocadores», marcando o início de uma nova parceria. Parceria esta que se destina a potenciar o desenvolvimento do projecto PORTOPIA, que se encontra ao serviço «para além das necessidades das Autoridades Portuárias», enquanto exemplo a considerar de uma tecnologia desenvolvida por uma empresa portuguesa empenhada em dar o seu contributo para o crescimento de uma economia do mar.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill