A formalização de um acordo que permite agilizar os processos aduaneiros entre os portos chineses e portugueses acelera a integração do porto de Sines na iniciativa chinesa que visa unir comercialmente a China e a Europa por vias rodoviárias, ferroviárias e marítimas
Porto de Sines

O Governo estabeleceu recentemente um acordo com a China relativamente ao projecto «Smart and Secure Trade Lanes» (SSTL), que permite agilizar procedimentos aduaneiros entre o porto de Sines e os portos chineses, anunciou o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

O entendimento decorreu no âmbito de uma deslocação a Portugal do vice-ministro da Administração Geral das Alfândegas da China, Zou Zhiwu, e contribuirá para que o nosso país, através do porto de Sines, passe a integrar a nova rota da seda, a iniciativa chinesa de integração económica euro-asiática, agora designada Belt and Road.

Em declarações à comunicação social, António Mendonça Mendes afirmou que o Governo alcançou esse acordo para que “Portugal deixe de ser observador e passe a estar integrado nesta iniciativa” e que “agora vamos concretizar em conjunto com os operadores económicos”.

Segundo o governante, o entendimento envolve uma “troca de informações mais automática entre as duas alfândegas”, a chinesa e a portuguesa, possibilitando uma libertação mais célere das mercadorias, e um “reconhecimento mútuo da fiscalização, ou seja, a fiscalização das mercadorias é feita na origem e, portanto, à chegada é reconhecida”.

Com a simplificação do controlo aduaneiro, desaparecem “custos de contexto” e obtém-se economia de tempo que, neste caso, vai favorecer o comércio de e para o porto de Sines, que passará a integrar a Belt and Road a partir do momento em que tiver o primeiro operador.

O SSTL é um projecto criado em 2006 pela União Europeia (UE) e a China que pressupõe a aplicação de instrumentos de segurança para o controlo de mercadorias conformes os padrões de segurança da Organização Mundial de Comércio.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill