Segundo dados da APL, em 2017, o porto de Lisboa movimentou mais 16% de mercadoria do que no ano anterior
Administração do Porto de Lisboa

Em 2017, o porto de Lisboa movimentou 12,1 milhões de toneladas de mercadoria, mais 19% do que em 2016 e o maior movimento desde 2011, revelou a autoridade portuária de Lisboa. A Administração do Porto de Lisboa (APL) refere também que em 2017 registou a maior taxa de crescimento em movimento portuário entre os portos nacionais.

Segundo a APL, o crescimento no movimento de contentores foi de 26%, para 493.253 TEU. Nos granéis sólidos foi obtido o melhor resultado dos últimos 10 anos, com um movimento superior a 5,3 milhões de toneladas, e nos granéis líquidos, verificou-se um crescimento de 15%, invertendo uma tendência de descida que se registava desde 2009.

Informa também a APL que o embarque de mercadorias, que representa 42% da carga movimentada, também cresceu face a 2016 (+36%).

A propósito destes resultados, a presidente da APL, Lídia Sequeira, refere que “estes números são muito encorajadores, sobretudo porque demonstram o acerto da estratégia adotada, com foco no crescimento, sustentado na paz social no porto.”

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill