Face ao período homólogo de 2016, o porto de Lisboa registou crescimento, designadamente, no movimento de carga e de carga contentorizada, um sintoma de recuperação bem vindo depois dos efeitos nefastos dos conflitos laborais que ali se fizeram sentir
Porto de Lisboa

No primeiro semestre, o porto de Lisboa registou um crescimento de 25% no movimento de carga face ao período homólogo do ano anterior, atingindo mais de 5,8 milhões de mercadoria movimentada.

No mesmo período, o movimento de carga contentorizada cresceu 58% em TEU, “prosseguindo a recuperação deste tipo de carga e de tráfego, em linha com a tendência que se verifica desde o último trimestre de 2016”, refere um documento do porto de Lisboa.

No mesmo documento, refere-se que o movimento de carga embarcada (incluindo as exportações) também cresceu, cerca de 62%, merecendo destaque. E traduzindo uma “retoma da confiança do tecido empresarial nacional no porto de Lisboa e a sua importância para a economia portuguesa”, nota o documento.

Ali se sublinha igualmente “o comportamento positivo dos granéis sólidos (+12,7%) e dos granéis líquidos (+11,2%), durante o mesmo período”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill