Face ao 1ºsemestre de 2016, o porto de Leixões viu crescer o movimento de mercadoria no período homólogo deste ano, apesar de quebras na carga contentorizada e geral fraccionada. O movimento de exportações também aumentou face ao 1º semestre de 2016
APDL

Segundo a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), o porto de Leixões registou um aumento de 9% no movimento de mercadorias durante o 1º semestre deste ano, face a igual período do ano anterior.

O movimento de carga atingiu os 9,7 milhões de toneladas, para os quais contribuiu fortemente o aumento de 12% no movimento de carga ro-ro, no qual o porto é líder, segundo a APDL.

Verificou-se no entanto uma diminuição no movimento de carga contentorizada e de carga geral fracciomada, sem prejuízo de a APDL considerar “expressivos” os resultados dos granéis líquidos, “que registaram um aumento de mais de 1 milhão de toneladas (+34%), em comparação com 2016, chegando a totalizar 4,3 milhões de toneladas” no 1º semestre.

A APDL também destaca o movimento das exportações na actividade do porto de Leixões, que registou 2,6 milhões de toneladas “ultrapassando os resultados obtidos em igual período de 2016 (+3,4%)”. 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill