Desde o princípio de Julho que os navios de cruzeiro e porta-contentores beneficiam de descontos no porto de Hambugo, desde que usem electricidade do próprio porto
Porto de Hamburgo

A Autoridade do Porto de Hamburgo (APH) aumentou o desconto para os navios de cruzeiros e porta-contentores que visitem o porto e que utilizem a electricidade amiga do ambiente da infra-estrutura, permitindo-lhes poupar até 3 mil euros, em vez dos 2 mil como até aqui, refere o World Maritime News.

A aplicação da medida, que visa não só o abastecimento a partir de terra mas também o recurso a uma fonte de energia alternativa enquanto um navio está em porto (como o gás natural liquefeito, ou GNL), a estes dois tipos de navios está relacionada com o facto de estes serem os que requerem maior volume de electricidade.

Com esta iniciativa, a APH espera encorajar mais utilizadores dos portos a deixarem de recorrer à sua própria e mais económica electricidade durante o período em porto, contribuindo para melhorar o controlo das emissões poluentes ali geradas e manter Hamburgo como uma escala atractiva.

Segundo o jornal, ao longo dos próximos anos, a APH planeia instalar unidades de produção de energia, conforme o seu Plano de Controlo da Poluição Atmosférica. E deverão ser utilizados os chamados PowerPacs, mecanismos móveis de abastecimento energético que poderão preencher as necessidades energéticas dos porta-contentores ancorados no porto.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill