No primeiro ano integral com a COSCO na Administração, o porto do Pireu apresentou um forte crescimento de lucros, volume de negócios e movimento de contentores
Porto do Pireu

A Autoridade Portuária do Pireu (PPA), que gere o porto do mesmo nome, na Grécia, encerrou o ano de 2017 com um lucro líquido de 11,3 milhões de euros, mais 68,6% do que no ano anterior, cujo encerramento se fez com 6,7 milhões de euros, refere um comunicado da própria autoridade, no âmbito da aprovação do Relatório Financeiro Anual.

Recorde-se que 2017 foi o primeiro ano completo de operações com um novo proprietário do porto, COSCO Group, que adquiriu uma participação de 51% no PPA, por 280,5 milhões de euros, em Agosto de 2016. Um acordo que inclui um investimento de 350 milhões de euros no porto durante um período de dez anos, para actualizar o sector de cruzeiros e da construção naval, e desenvolver as instalações e serviços portuários.

Segundo o presidente e CEO da PPA SA, Fu Chengqiu, o aumento dos lucros deveu-se a “resultados muito positivos que são principalmente atribuídos aos funcionários da empresa. Acreditamos que nos próximos anos, com a implementação do nosso plano de investimento já em andamento, melhoraremos ainda mais a operação comercial e a eficiência económica da PPA SA”.

O volume de negócios aumentou 7,7%, de 103,5 milhões de euros, em 2016, para 111,5 milhões de euros, em 2017. As operações no terminal de contentores também fizeram aumentar a receita em 53,1%. O volume de contentores movimentado foi de 453.264 TEU em 2017, bastante acima dos 265.716 TEU em 2016.

Em Junho de 2017, o PPA também assinou um Memorando de Entendimento com o Porto Internacional de Xangai. No âmbito do acordo, as duas partes pretendem cooperar em estudos, treinos de pessoal, troca de informações e assistência técnica, entre outros. Ambos os acordos, inseridos no plano internacional de resgate financeiro da Grécia, que prevê a privatização dos portos do país, envolvendo investimentos obrigatórios na ordem dos 180 milhões, contribuíram para o desenvolvimento do porto.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill