As ferramentas WIZARD e E-Desk Ferry criarão mais transparência e eficiência no fluxo de carga entre o porto belga e o Reino Unido após o Brexit
PSA International

A autoridade do porto belga de Zeebrugge, um dos principais da Europa, apresentou duas novas ferramentas digitais para minimizar o impacto de um Brexit sem acordo no fluxo de carga de e para o Reino Unido a partir de 29 de Março, a data prevista para a saída britânica da União Europeia. Ambas visam responder às medidas administrativas que serão implementadas na sequência do Brexit.

As ferramentas são a WIZARD e a E-Desk Ferry, desenvolvidas no âmbito da plataforma de partilha de dados RX/SeaPort, que estabelece uma conexão digital entre todos os links da cadeia logística, criada pela autoridade do porto de Zeebrugge e pela Association of Port of Zeebrugge Interests (APZI).

A WIZARD incide no processo logístico, designadamente, no transporte de bens de e para o Reino Unido através de um porto belga. Segundo explicado, cada fase do fluxo exportador ou importador está ilustrada: reserva e pré-anúncio, declaração alfandegária, orientações e procedimentos para partidas e chegadas no terminal.

A E-Desk Ferry incide especialmente no transporte por ferries. Através deste sistema, os exportadores (carregadores, transitários, etc.) notificam o operador do terminal da chegada da sua carga. Esta notificação contém a indicação do tipo de documento, gabinete de alfândega, referência ao terminal e à reserva, número de unidades e número da declaração alfandegária (MRN, ou Movement Reference Number).

Esta informação estará permanentemente disponível no operador do terminal,gerando uma transparência digital e prevenindo período de espera. No caso das importações, os utilizadores notificarão o terminal sobre o estatuto alfandegário da carga através do correspondente MRN e com esta informação a carga pode ser libertada para transporte. O tráfego resultante do transporte marítimo de curta distância (short sea shipping) pode usar os sistemas já existentes E-Desk Container e E-Desk Roro.

O porto de Zeebrugge é um importante centro de distribuição de carga britânica no noroeste da Europa, com mais de 70 serviços regulares de transporte marítimo semanais de ligação ao Reino Unido. Em 2018, movimentou mais de 40 milhões de toneladas de carga, um acréscimo de 8% face a 2017, devido especialmente ao aumento dos volumes de gás natural e ro-ro.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill