Sistemas de informação e ferramentas de gestão marítimo-portuária entre os elementos-chave entre ambos os portos

O Porto de Sines celebrou dia 19 de Fevereiro, na cidade de Dakar, um protocolo com o principal porto do Senegal, com vista ao desenvolvimento de acções de cooperação entre as duas Autoridades Portuárias e as Comunidades Portuárias. O evento fez parte da agenda oficial da visita do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, àquele país, tendo sido assinado pelo Diretor Geral do Porto Autónomo de Dakar, Cheikh Kante, e por João Farinha Franco e  José Pedro Soares, respetivamente Presidente e Administrador da APS.

No âmbito deste protocolo estão áreas como os sistemas de informação para a comunidade portuária, ferramentas de gestão marítimo-portuária, formação e treino, intercâmbio de informações operacionais e de estatística e desenvolvimento de acções promocionais e comerciais conjuntas.

O Porto de Dakar, sendo o mais ocidental de África, funciona como porta de entrada para toda aquela africana, tendo particular relevância para as nações sem fronteira marítima, como é o caso, por exemplo, do Mali.

Sines e Dakar estão já ligados semanalmente por um serviço de linha regular, com índices de crescimento significativos.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill