Autoridade do Porto de Roterdão já disponibilizou cinco milhões de euros para financiamento de projectos com baixo ou nenhum teor de carbono, por meio do sistema Incentive Scheme Climate-Friendly Shipping
Porto de Roterdão

Incentive Scheme Climate-Friendly Shipping é o nome do regime de incentivo que está a juntar fundos para promover projectos redutores de emissões de CO2 em mais de 50%, no porto de Roterdão. Até agora, segundo comunicado oficial, a Autoridade do Porto de Roterdão já disponibilizou cinco milhões de euros para financiamento por meio deste sistema.

A ideia é financiar projectos com baixo teor de carbono ou carbono zero entregues na área portuária de Roterdão ou projectos que envolvam biocombustíveis, que sejam de natureza avançada e produzidos a partir de fluxos residuais ou de resíduos, através de um sistema de financiamento que estará exequível até 2022.

O financiamento está disponível para empresas de transporte ou mesmo fornecedores de combustíveis, fabricantes de motores e fornecedores de serviços, e está em concordância com as metas estabelecidas no World Ports Climate Action Programme, lançado em Setembro de 2018, no qual as autoridades portuárias de Hamburgo, Barcelona, ​​Antuérpia, Los Angeles, Long Beach, Vancouver e Roterdão se juntaram para reduzir a contribuição do sector de transporte marítimo para o aquecimento global.

Note-se que o programa se concentra em aumentar a eficiência das cadeias usando ferramentas digitais, em adoptar abordagens ambiciosas destinadas a reduzir as emissões em grandes áreas geográficas, acelerando o desenvolvimento de soluções de energia-para-navio renováveis ​​no porto e outras soluções de zero emissões.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill