De acordo com um membro do Governo alemão, o porto está preparado para o impacto de um Brexit sem acordo, que pode implicar o reajustamento de rotas e tráfegos, provocado por engarrafamentos nos portos do Canal da Mancha
Destatis

O Secretário de Estado para Economia, Transporte e Inovação da Alemanha, Torsten Sevecke, citado pelo World Maritime News, afirmou que o porto de Hamburgo e os processos de controlo alfandegário e de importações do porto está “bem preparado” para o Brexit, “mesmo na eventualidade de engarrafamentos nos portos de ferries do Canal da Mancha, em Antuérpia e Roterdão, provocarem desvio de rotas para Hamburgo”.

Segundo o jornal, durante meses, vários profissionais estiveram em Hamburgo em formação com o objectivo de se prepararem para vários cenários. Estão inclusivamente instalados gabinetes veterinários suplementares para prestar aconselhamento no caso de um Brexit sem acordo, refere o jornal.

Embora a rejeição do acordo do Brexit pela Câmara dos Comuns, na última semana, não tenha tido qualquer impacto nos preparativos que o porto tem vindo a fazer, quer no plano legal, quer noutros, as autoridades portuárias de Hamburgo reconhecem que face à ligação entre este porto e o Reino Unido importa que uma transição para uma situação de saída britânica da União Europeia sem acordo se processe da forma mais suave possível.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill