O Maersk Hamburg, de 15.300 TEUs, foi o maior navio que o porto recebeu até hoje, tendo inclusivamente de se preparar para o efeito. A partir de agora, receberá mais navios de grande porte.
Haifa Port Company

O porto de Haifa, em Israel, recebeu no último fim-de-semana o maior navio de sempre a atracar nas suas instalações, o Maersk Hamburg, com 15.300 TEUs, um comprimento de 354 metros e um calado de mais de 15 metros. O porto teve inclusivamente de se preparar adquirindo dois novos guindastes STS para o transporte de contentores, segundo vários meios de comunicação internacional.

Note-se que os dois parceiros da Aliança 2M, a Maersk e a MSC, e a empresa de transporte marítimo israelita ZIM já tinham reforçado uma cooperação entre si. Pelo que o navio, que iniciou a sua rota na China e Coreia do Sul, passando pelo Canal de Suez, para ir directamente ao porto de Haifa, faz as linhas 2M. De Haifa seguirá para o Adriático, antes de retornar a leste.

Este foi o primeiro grande navio a parar no porto de Haifa, que se prepara agora para receber mais navios deste porte. O navio que se segue é o Maersk Havana, lançado em Janeiro e que está neste momento no Mar Vermelho, sendo esperado em Haifa no Dia da Independência de Israel no final desta semana.

“Este é um voto de confiança entre as duas maiores empresas de navegação do mundo nas capacidades do porto de Haifa. Este é mais um passo para garantir um futuro brilhante para o porto de Haifa e um marco importante no nosso plano estratégico”, comentou Eshel Armony, presidente da Haifa Port Company, que explora aquela infra-estrutura.

Para concluir, o CEO da Haifa Port Company, Mendi Zaltzman, afirmou que as embarcações que têm o tamanho do Maersk Hamburg não entram no porto, a menos que sejam minuciosamente examinadas em relação às suas capacidades físicas e à eficiência operacional para minimizar a sua permanência no porto.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill