Mais 5,78% de navios recebidos do que em 2017 e mais de 5,6 milhões de toneladas de carga movimentada constituíram recordes em 2018
Porto de Kiel

Em 2018, o porto de Aveiro recebeu 1.116 navios, mais 5,78% do que no ano anterior, e movimentou 5.624.491 toneladas de carga, dois máximos históricos, segundo a Administração dos Portos de Aveiro (APA).

No caso dos navios, a APA sublinha que corresponderam a uma tonelagem bruta 11% acima da registada em 2017, e tiveram um comprimento 7,47% acima do ano anterior, reflectindo uma tendência para o recurso a navios cada vez maiores e com maior capacidade de carga.

Quanto à mercadoria movimentada, 46,18% foram granéis sólidos, 28,48% foi carga geral fraccionada e 25,33% foram granéis líquidos, refere a APA.

Em nota informativa, a APA considerou que “a par deste crescimento assinalável, a Administração do Porto de Aveiro prosseguiu e/ou iniciou um conjunto de investimentos indispensáveis para a melhoria da competitividade do porto, entre os quais se destacam: a elaboração de um novo Plano Estratégico de desenvolvimento do porto, a melhoria da operacionalidade e da segurança do Terminal de Granéis Líquidos, a infra-estruturação da ZALI, o projecto de construção de 200 metros de cais e de uma plataforma intermodal rodo-ferroviária na ZALI, e a ampliação do Terminal de Contentores e de ro-ro”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill