Movimento de carga contentorizada foi o principal indutor do crescimento do tráfego de mercadorias face ao 1º trimestre do ano anterior
Yang Ming

O porto de Antuérpia movimentou 118,6 milhões de toneladas de mercadorias no primeiro semestre deste ano, mais 6,5% do que em igual período de 2017, de acordo com a Autoridade do Porto de Antuérpia (APA). Para a APA, o movimento de carga contentorizada, que registou um crescimento de 8,2% face ao mesmo período do ano anterior, foi a principal indutora deste aumento.

De acordo com a APA, os bons resultados do primeiro trimestre prosseguiram no segundo trimestre e Maio foi mesmo um mês recorde, com um tráfego de carga contentorizada superior a um milhão de TEU.

O crescimento deste tráfego foi registado em navios de todas as rotas, quer na importação, quer na exportação. O mais forte ocorreu no tráfego com a Europa, que aumentou 14,2%, devido ao facto de o porto de Antuérpia ter reconquistado transhipment perdido em 2017 por causa de uma quebra temporária do trabalho portuário.

Segundo a APA, no 1º semestre, o número de veículos embarcados no porto cresceu 1,4%. Se juntarmos este valor ao aumento de veículos utilitários em 6,5%, significa que o volume de carga Ro-Ro movimentada no porto belga cresceu 5,2%, para 2,7 milhões de toneladas.

O movimento de granéis líquidos cresceu 6,1% e os granéis sólidos 3,1%. Já a carga fraccionada convencional registou uma quebra de 6,5% no final do semestre. Além disso, no mesmo período, 7.120 navios escalaram o porto, mais 1% do que em igual período de 2017, e a tonelagem bruta desses navios cresceu 3%, para um total de 208 milhões de toneladas.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill