Os resultados da carga movimentada nos primeiros 9 meses deixam antever um ano recorde pela sexta vez consecutiva
Porto de Antuérpia

Nos primeiros nove meses deste ano, o porto de Antuérpia, o segundo maior da Europa, a seguir ao de Roterdão, registou um movimento de 177.026.550 toneladas, mais 6% do que no período homólogo do ano anterior, deixando antever um movimento anual que constituirá um recorde pelo sexto ano consecutivo.
De acordo com a autoridade portuária de Antuérpia, o movimento de carga cresceu em todas as áreas geográficas, com destaque para o movimento com a Europa (+12,4%). Por outro lado, o movimento de contentores cresceu 7,1% em toneladas face ao mesmo período do ano anterior e em TEU cresceu 6,8%. A carga fraccionada, por seu lado, registou uma ligeira melhoria, depois de um período longo com números negativos, em boa parte, no caso da carga fraccionada convencional, devido a importações de ferro e aço.
Já o total da carga roll-on-roll-off desembarcada cresceu 5,6%, para 3,9 milhões de toneladas, e o número de veículos de passageiros embarcados cresceu 4,1%, enquanto o número de camiões e outra carga rolante pesada aumentou 2,6%.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill