A medida é aplicável a navios com certificado do ESI e que usem o GNL como combustível
Centro de Inovação de Robótica Marinha do Centro Nacional de Oceanografia

Desde ontem que o porto de Amsterdão, na Holanda, oferece descontos duplos em taxas portuárias a navios que apresentem certificado do Environmental Ship Index (ESI) e usem o gás natural liquefeito (GNL) como combustível, refere o World Maritime News. A medida enquadra-se na política do porto de fornecer descontos a navios listados no ESI com uma classificação de 20 ou mais pontos.

Segundo a publicação, os responsáveis do porto consideram que este desconto contribuirá para fomentar os 50 mil navios e barcaças que anualmente o escalam a operarem de forma mais eficiente e ambientalmente sustentável. Simultaneamente, está alinhado com a estratégia do porto de promover a utilização do GNL como combustível marítimo.

Recorde-se que o ESI é um índice que identifica navios com um desempenho na redução de emissões superior ao requerido pelos padrões da Organização Marítima Internacional (IMO; na sigla em inglês). Nesse sentido, avalia os níveis de óxido de azoto e óxido de enxofre emitidos pelos navios e contempla um esquema de reporte de emissões de gases com efeito de estufa produzidas pelos navios.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill