Mais uma vez, o movimento de mercadoria num dos principais portos da Europa superou o seu próprio recorde e fê-lo pela quinta vez consecutiva. Foram 223,6 milhões de toneladas em 2017, mais 4,4% do que em 2016, num ano em que só diminuiu o movimento de granéis sólidos
Porto de Antuérpia

Em 2017, o porto de Antuérpia, um dos maiores da Europa, registou um tráfego de mercadoria de 223,6 milhões de toneladas, mais 4,4% do que em 2016, estabelecendo um recorde pelo quinto ano consecutivo, segundo informou a respectiva autoridade portuária.

Foi igualmente comunicado que todos os segmentos de actividade cresceram, excepto os granéis sólidos, como o carvão e outros minérios, que caíram 3.7%. O movimento de contentores registou 123 milhões de toneladas (+4,3%), o de granéis líquidos, como derivados do petróleo, 73,1 milhões de toneladas (+5,7%), a carga fraccionada, como o aço, 10,3 milhões de toneladas (+4,8%) e a carga ro-ro 5,1 milhões de toneladas (+10,5%).

Jacques Vandermeiren, CEO da Autoridade Portuária de Antuérpia (APA), considerou a propósito que “acabar o ano com números tão fortes dá-nos confiança para o futuro; as empresas do porto também permanecem firmemente convencidas das vantagens de Antuérpia e da força que temos para oferecer, testemunhando os muitos investimentos que fomos capazes de fazer em 2017; em 2018, procuraremos prosseguir na linha do ano anterior; isto significa que consideraremos todas as nossas decisões à escala global, facilitando ao máximo a vida aos nossos clientes”



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill