Reduzir as emissões de CO2 de navios de cruzeiros e mercadorias, investir num combustível mais amigo do ambiente e apoiar os transportes mais ecológicos são objectivos do porto holandês
British Ports Association

Reduzir as emissões de poluentes dos navios de cruzeiro ancorados em 50% e de navios a carregar ou descarregar mercadoria e diminuir o ruído e a poluição atmosférica causados ​​pelo uso de geradores, são os grandes objectivos da autoridade portuária de Amsterdão com um investimento de 10 milhões de euros até 2021 em infra-estruturas, incluindo instalações de combustível de gás natural liquefeito (GNL) e de um investimento num programa de incentivo à promoção do transporte marítimo mais ecológico, com um desconto adicional em taxas portuárias.

 Através da Clean Shipping Vision (Visão Limpa de Navios), os responsáveis pelo porto de Amsterdão pretendem reduzir até 2030 a pegada de carbono dos navios e alcançar os seus objectivos de sustentabilidade. “A Clean Shipping Vision é um plano ambicioso que contribui para tornar o nosso ambiente mais sustentável e é essencial para manter a nossa licença para operar e para crescer no porto; isso permite-nos contribuir para melhorar a sustentabilidade da cadeia logística e garantir o futuro da nossa cidade, do nosso porto e da nossa região para as gerações actuais e futuras”, disse Marleen Van de Kerkhof, responsável pela Capitania do porto de Amsterdão.

Assim, o intuito é conseguir uma redução nas emissões de nitrogénio (NOx), enxofre (SOx) e em partículas (PM), em 50% até 2018, ano em que a medição da linha de base será feita. Estima-se que até 2030, o desempenho ambiental de todos os navios de mar que entram no porto seja pelo menos equivalente ao dos navios actuais mais ecológicos.

Já o investimento de 10 milhões de euros até 2021 destina-se a reduzir a poluição sonora e atmosférica, apostando em infra-estruturas de abastecimento em terra e de navio para navio (bunkering).

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill