O primeiro e único porta-contentores nuclear do mundo, o Sevmorput, está de novo pronto a navegar para transporte de materiais de construção da Base Militar Russa da Ilha de Kotelny, nas Ilhas da Nova Sibéria.

Construído em 1988, com 260 metros de comprimento e uma arqueação bruta de 61 000 toneladas, o Sevmorput, o único porta-contentores nuclear do mundo, está de novo pronto a navegar para transporte de materiais de construção da Base Militar Russa da Ilha de Kotelny, nas Ilhas da Nova Sibéria.

Parado durante alguns anos, mais concretamente, até 2013, quando de iniciaram as obras para o voltar a colocar no activo, o Sevmorput está a ser agora carregado com materiais de construção com destino à Ilha de Kotelny, para onde deverá partir amanhã, 5 de Maio de 2016.

Com um reactor único de fissão nuclear e uma potência de 135 MW, o Sevmorput, na realidade, também um navio quebra-gelos, dispõe de uma única hélice de quatro pás de inclinação controlável, integrada com uma turbina de vapor.

O Sevmorput tem capacidade para carregar 74 batelões de carga de 300 T cada ou contentores de de 20 e 40 pés, até uma capacidade total de 1 328 TEU.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill