Lloyd´s Register, General Electric e Hyndai Heavy Industries juntam-se em projecto de desenvolvimento de porta contentores de 14 000 TEU a gás e electricidade.

A Lloyd’s Register anunciou a assinatura de um acordo com a General Electric e a Hyundai Heavy Industries para o desenvolvimento de um novo navio porta contentores de 14 000 TEU propulsionado através de turbinas abastecidas a gás natural liquefeito (GNL) e motores eléctricos.

O projecto é referido como sendo também um desenvolvimento da colaboração entre a Lloyd´s register e General Electric and Steam respeitante ao projecto COGES (COmbined Gas Turbine, Electric and Steam, com o objectivo de construção de um navio porta contentores com uma motorização mais limpa e que possa aliar um máximo de eficiência a um máximo de velocidade e flexibilidade.

O projecto é visto como sendo não apenas inovador mas decisivo para o futuro uma vez permitir não apenas uma propulsão muito mais limpa e compatível com as mais apertadas exigências em termos de emissões da actualidade como, pelas suas reduzidas dimensões e peso (cerca de 80% mais leve e 30% mais pequeno que um motor diesel equivalente), oferecer aos respectivos arquitectos, pelas possibilidades de colocação no próprio navio, uma flexibilidade de desenho e projecto até aqui impossível de serem atingidas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill