Se entre 2000 e 2011 a frota mundial de porta-contentores praticamente duplicou, nos últimos sete anos o seu número manteve-se quase inalterado, revela a Clarksons Research
Hapag-Lloyd

A frota global de porta-contentores está ao mesmo nível de 2011, refere o World Maritime News, citando a consultora Clarksons Research. Actualmente, de acordo com dados da consultora, existem 5.192 navios desse tipo, aproximadamente o dobro dos que existiam no princípio do século (2.617), mas apenas mais oito (em termos líquidos) do que existia há sete anos.

O jornal, com base na mesma fonte, refere que actualmente os porta-contentores são apenas 109 metros mais compridos do que em 2012, apesar de a capacidade ter crescido 5,6 milhões de TEU desde esse ano até hoje. Ou seja, nesse período, o número de navios cresceu 2% enquanto a capacidade cresceu 37%, refere o mesmo jornal.

Refere-se ainda que em 2000, o comércio global equivaleu a 67 milhões de TEU, contra 192 milhões de TEU em 2017, o que induziu o crescimento da dimensão dos navios. No princípio de 2012, os 5.038 porta-contentores existentes movimentaram 155 milhões de TEU, mas em 2017, 5.159 navios desse tipo transportaram mais 24% de mercadoria.

Ainda com base em dados da consultora, existem 383 navios, com uma capacidade para 2,7 milhões de TEU) sob encomenda e nos últimos dois anos 335 foram reciclados, pelo que os números não deverão conhecer grande alteração.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill