Face à discrepância de prémios em função do género presente nas competições de surf, assinalada pela imprensa, a WSL respondeu que “os homens tiveram o dobro do prémio apenas porque eram o dobro dos competidores”
World Surf League

O valor dos prémios dos surfistas da WSL (World Surf League) tem dado que falar na internet. Devido a uma fotografia revelada no passado dia 24 de Junho, em que se podia ver a surfista sul-africana Zoe Steyn, vencedora da categoria feminina do Circuito Pro Junior da WSL, realizada em Ballito, na África do Sul, e o surfista da indonésia Rio Waida, na mesma categoria, ambos com um cheque, mas com valores diferentes. O do surfista demonstrava o dobro, cerca de 7 mil euros (8.000 dólares).

Em resposta à Australian Broadcasting Corporation (ABC), meio de comunicação social da Austrália que revelou esta discrepância, a WSL explicou que a preocupação com a questão existe, sendo que aplicam igualdade de pagamento entre os homens e mulheres em competição, sob o conceito “prize-money-per-surfer”, no entanto pelo número de surfistas a competir – 36 masculinos e 18 femininos, pelo que o pagamento é diferente. Will Hayden-Smith, representante regional da WSL, referiu que “os homens tiveram o dobro do prémio apenas porque eram o dobro dos competidores”.

Note-se que este ano o valor das provas subiu. No caso masculino, traduziu-se num aumento de cerca de 24 mil euros (28.800 dólares), de cerca de 493 mil euros para 518 mil euros. Já no circuito feminino, essa diferença foi bastante mais reduzida, de cerca de 246 mil euros para 258 mil euros, uma diferença de apenas 12 mil euros (14.400 dólares).

No entanto, há quem alegue que enquanto continuarmos a afirmar que menor quantidade é uma explicação legítima para não pagar o mesmo a ambos os sexos, então estamos a garantir que o panorama irá permanecer igual. Sem investir tanto no lado feminino, como podem as surfistas querer competir na mesma plataforma quando recebem menos?

Uma das pessoas que mais se indignou foi Lauren Jauncey, uma australiana, que iniciou inclusivamente uma página, GoFundMe «igualdade de remuneração», no final do mês passado. “Não há absolutamente razão nenhuma para que essa jovem talentosa, Zoe Steyn, receba um prémio menor do que sua contraparte masculina”, explicou Lauren Jauncey na sua página GoFundMe. “Vamos levantar os 400 dólares australianos e enviá-los para Zoe Steyn para garantir que ela se senta tão digna quanto o seu colega”, concluiu. Horas depois do lançamento da campanha, Jauncey conseguiu levantar o dinheiro para a surfista e o fundo conta agora com cerca de 853 euros (mil dólares) que Lauren Jauncey pretende doar à Fundação Layne Beachley, empenhada em ajudar as mulheres a obter sucesso, fornecendo apoio financeiro e orientação.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill