Será hoje apresentado o « Roadmap para a Economia do Mar e TICE», na Lusófona do Porto, numa sessão que incluirá outras apresentações
Platicemar

A Universidade Lusófona do Porto acolhe hoje a apresentação do «Roadmap para a Economia do Mar e TICE», em que TICE significa tecnologias de informação, comunicação e electrónica, no quadro das actividades do projecto Platicemar – Plataforma de Consolidação do Setor das TICE e Empreendedorismo na Economia do Mar.

Segundo o Platicemar e a Fórum Oceano, um dos parceiros do projecto, “a iniciativa contará com a apresentação do Estudo de Diagnóstico do Potencial do Sector TICE na Economia do Mar, pela Sociedade Portuguesa de Inovação”, acrescentando que se trata de um estudo resultante “de uma análise da realidade do sector, incorporando os contributos recolhidos ao longo de um conjunto de eventos de discussão pública realizados no Norte, Centro e Alentejo, no âmbito do Platicemar” e que contempla também “a experiência partilhada por stakeholders da Economia do Mar, através da concessão de entrevistas”.

Conforme esclarecem o Platicemar e a Fórum Oceano, “tendo-se identificado várias oportunidades de cooperação entre as TICE e a Economia do Mar, o Estudo de Diagnóstico procura perspectivar o potencial de valorização do Mar por via da incorporação de conhecimento e de transferência de tecnologia, apresentando algumas das possibilidades a explorar”.

A apresentação de hoje inclui ainda “uma sessão de esclarecimento sobre instrumentos de apoio ao empreendedorismo, bem como uma apresentação sobre o C-MARINE – Centro de Competências para o Mar da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e da Universidade Lusófona do Porto”.

Recorde-se que o projecto Platicemar é chefiado pela Inova-Ria, e conta com os parceiros Fórum Oceano, ACIFF, NERLEI e SINES TECNOPOLO. Trata-se de um projecto de empreendedorismo, co-financiado pelo Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas – Promoção do Espírito Empresarial, e envolve um investimento elegível de 703 mil euros, que resultou num incentivo FEDER de 598 mil euros.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill