Consultora prevê valorização dos navios nos próximos meses
Petroleiro

No segundo trimestre, os VLCC (very large crude carriers), Suezmax, Aframax e navios tanque transportadores de produtos petrolíferos refinados (product tankers) devem valorizar-se, na sequência de alguma recuperação do mercado petrolífero, informa o jornal World Maritime News, com base em dados da consultora Maritime Strategic International.

De acordo com as mesmas fontes, embora os VLCC tenham registado perdas nos seus ganhos, as tarifas devem subir devido ao elevado movimento de crude, que se deve manter até ao Verão.

Os ganhos dos Suezmax devem registar melhorias em Maio, face a valores de Fevereiro, e os Aframax devem beneficiar das exportações russas de crude de Kozmino para as refinarias chinesas. Os navios tanques de produtos refinados também devem registar subidas, impulsionadas pela exportação chinesa de diesel.

A dinâmica de crescimento a longo prazo, porém, pode ser afectada se da reunião entre os principais exportadores de petróleo, prevista para Abril, resultar uma opção pela contenção da produção, considera um analista da MSI citado pelo jornal.

De facto, a elevada oferta petrolífera está a impulsionar o mercado dos grandes navios tanque e o jornal revela que os dados da OPEP indiciam mesmo que as exportações dos seus membros devem aumentar em cerca de 400 mil barris diários em Março.

Este número poderá crescer em Abril, segundo a MSI, devido aos descontos que a Arábia Saudita proporciona aos seus clientes asiáticos tendo em vista assegurar a quota de mercado antes do regresso dos navios do Irão e da calmaria sazonal das refinarias.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill