Pescadores comprometem-se voluntariamente a deixar de pescar em áreas da Antárctida
NOAA

Um grupo de companhias que representa 85% da pesca industrial de krill (pequeno crustáceo do qual dependem muitos animais, incluindo pinguins, focas e baleias), comprometeu-se voluntariamente a deixar de pescar nas áreas em redor da Península da Antárctida, incluindo as zonas tampão à volta das colónias de reprodução de pinguins, para proteger a vida selvagem local, revelou a publicação sobre matérias ambientais Wilder.

A ideia surgiu no âmbito da campanha da Greenpeace Protect the Antarctic para promover a criação da maior área marinha protegida do planeta, cuja meta são 1,8 milhões de quilómetros quadrados de oceano no Mar de Weddell, e já conta com 1,7 milhões de assinaturas de pessoas de todo o mundo. Uma iniciativa que Frida Bengtsson, responsável da Greenpeace, define como “uma decisão ousada por parte das companhias”, mas que espera “seguidores”.

Também a Association of Responsable Krill (ARK) irá apoiar o processo científico e político da criação de uma rede de áreas marinhas protegidas (incluindo áreas onde se opera actualmente). “Salvaguardar os ecossistemas da Antárctida, na qual operamos, faz parte de quem somos. O nosso diálogo constante com os membros da ARK, cientistas e organizações não governamentais do ambiente, incluindo a Greenpeace, é o que torna possível esforços como este”, referiu Kritine Hartmann, da Aker BioMarine, a maior companhia pesqueira da krill. “Com o nosso compromisso estamos a mostrar que é possível coexistirem zonas de pesca zero e zonas de pesca sustentável. A nossa intenção é apoiar a criação de uma rede de áreas marinhas protegias em larga escala”, concluiu.

A Greenpeace aguarda apenas o parecer da Comissão para a Conservação dos Recursos Vivos Marinhos da Antárctida (CCAMLR), que será dado em Outubro, para a criação do santuário. A proposta, submetida pela União Europeia e liderada pelo Governo alemão, necessita que os 25 governos votem a favor. Note-se que o actor espanhol, Javier Bardem, cara da campanha, reuniu inclusive, com o ministro britânico do Ambiente para conseguir apoios.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill