Por serem zonas importantes para recuperação da sardinha, o Governo quer proibir a sua pesca em algumas zonas da Região Centro e Norte. Por enquanto, decorrem reuniões com Espanha e com o sector para delimitação dessas zonas. Pescadores e restauração temem os efeitos da medida
Totais admissíveis de captura

A pesca da sardinha vai ser proibida em zonas da Região Centro e Norte admitiu ontem a ministra do Mar, por se tratarem de “áreas importantes para a reprodução da espécie”. Ana Paula Vitorino reconheceu que “existem várias propostas em cima da mesa, maioritariamente na Região Centro”, mas que a decisão final dependerá dos resultados de reuniões com os pescadores.

A ministra do Mar referiu que “estão a ser mantidas conversas e reuniões de reflexão com as comunidades piscatórias”, para, juntamente com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), se poderem delimitar áreas “em que não haverá pesca de todo”.

Os pescadores estão preocupados e, nalguns casos, recordam que no mesmo parecer científico em que se sugere a captura zero da sardinha também se refere que pescando o mesmo que em 2016, continua a ocorrer recuperação do recurso.

Hoje, os Governos de Portugal e Espanha devem reunir para discutir o assunto, que diz respeito a ambos os países. E os pescadores também defendem uma solução conjunta, mas consideram, nalguns casos, que as restrições no Centro e Norte vão matar o sector. Alguns profissionais da restauração também estão preocupados, essencialmente nas regiões mencionadas, porque a sua actividade depende muito do consumo da sardinha.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill