Estudo indica que que 30% do que é pescado não é comunicado
pesca

Relatório da Nature Communications, realizado com cientistas da Sea Around Us – uma iniciativa de pesquisa da University of British Columbia, calcula que a apanha global de pescado ronda as 109 milhões de toneladas, cerca de 32 milhões de toneladas acima do reportado, em 2010, por mais de 200 países e territórios. O estudo refere que actividades como a pesca artesanal, de subsistência ou ilegal não são, na maioria das vezes, incluídas nas estatísticas oficiais. O que dificulta o calculo real da quantidade de pescado que se apanha.

O estudo levado a cabo pelos cientistas leva a crer que o valor de captura anual ronda os 109 milhões de toneladas. Valor que, tendo em conta o número oficial, significa que cerca de um terço do capturado não é reportado.

A questão de saber, com exactidão, a quantidade de pescado capturado é importante para definir e estabelecer a sustentabilidade da actividade da pesca e dos oceanos. Para saber qual o estado de saúde das espécies e, com isso, estabelecer níveis de protecção.

 

 

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill