O ministro do Planeamento e Infra-estruturas reafirmou na última semana a importância da ligação ferroviária de mercadorias Sines-Caia e que é um elemento fundamental na relação futura da euro-cidade Elvas-Badajoz-Campo Maior
Ligação Sines-Caia

O ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, aproveitou recentemente a sua presença na cerimónia de assinatura de um protocolo para criar a euro-cidade Elvas-Badajoz-Campo Maior para reafirmar a importância da ligação ferroviária Sines-Caia para mercadorias, que considerou “estruturante” para o desenvolvimento de Portugal e Espanha, segundo vários meios de comunicação.

Repetindo a mensagem de que se está a fazer o maior investimento ferroviário em Portugal dos últimos 100 anos, Pedro Marques referiu que a ligação Sines-Caia “potencia o porto de Sines e potencia a grande região de Madrid, mas potencia mais ainda a Extremadura e o Alentejo”. E acrescentou que esta ligação irá potenciar futuros projectos conjuntos dos três municípios (Elvas, Badajoz e Campo Maior).

A ligação a que aludiu o ministro é, aliás, uma componente importante neste contexto da euro-cidade Elvas-Badajoz-Campo Maior, três municípios com mais de 200 mil habitantes integrados no eixo Lisboa-Madrid-Barcelona, designado «Diagonal Continental Europeia da Península Ibérica» e que fazem parte de uma rede transeuropeia de transporte, comércio, desenvolvimento e investigação.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill