Dois argelinos embarcaram ilegalmente no porto de Arzew
Clandestinos

Dois argelinos estão em fuga das autoridades desde quarta-feira, depois de terem escapado do navio-tanque Queen Isabella, enquanto este descarregava no terminal do Barreiro, noticiava ontem o Correio da Manhã.

Segundo foi noticiado, os dois cidadãos, Jaloul Bensmail e Samir Miloudi, de 44 e 45 anos, respectivamente, terão embarcado clandestinamente no porto argelino de Arzew com destino a Portugal, mas terão sido descobertos pela tripulação no porto de Huelva, em Espanha.

Depois de descobertos, terão sido encarcerados na enfermaria do navio, onde aguardariam identificação após o regresso do Queen Isabella à Argélia. Segundo refere o Expresso, as autoridades portuguesas terão sido avisadas da situação.

Citando o Ministério da Administração Interna (MAI), o Expresso refere que “o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) emitiu um alerta comunicando às autoridades de controlo costeiro e marítimo competentes e solicitando a colaboração no sentido de acompanhar o trajecto do navio em águas nacionais”.

Depois de atracado no Barreiro, o navio recebeu elementos do SEF, que ali se deslocaram “para aferir da situação documental, passaportes/vistos” dos dois imigrantes e inspeccionar as “condições de saúde, habitabilidade e segurança, bem como da vigilância”, que é um procedimento normal quando são detectados passageiros clandestinos a bordo, refere a comunicação social.

Entretanto, depois de partirem o vidro do local em que se encontravam, os dois argelinos escaparam do navio e mergulharam no Tejo. Segundo o Expresso, que terá confirmado a notícia junto do MAI, citando este Ministério, as autoridades nacionais “estão a realizar todos os esforços para os localizar”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill