A Autoridade do Canal do Panamá está a cancelar o registo panamiano de navios suspeitos de violarem sanções comerciais à Coreia do Norte
Panamá

A Autoridade do Canal do Panamá iniciou um processo de cancelamento do registo de dois navios de pavilhão panamiano suspeitos de violarem o embargo de mercadoria à Coreia do Norte, referiu recentemente o World Maritime News.

De acordo com o jornal, os navios são o Koti, de que já demos conta no nosso jornal, e o Orient Shenyu (também conhecido por Glory Hope I e proposto pelos Estados Unidos ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para integrar uma «lista negra» de dez navios).

O Orient Shenyu terá, alegadamente, participado em exportações da Coreia do Norte proibidas no âmbito das sanções impostas pelas Nações Unidas com o objectivo de travar novas fontes de financiamento ao programa de mísseis do país.

Já o Koti foi apreendido no porto de Pyeongtaek-Dangjin no passado mês de Dezembro, na Coreia do Sul, por suspeita de ter sido utilizado na transferência de produtos petrolíferos para a Coreia do Norte, violando sanções internacionais aplicadas ao regime norte-coreano.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill