A plataforma pretende ser uma base para facilitar as trocas e agilizar processos de aprovação.
CMA CGM

Nove operadores de terminais portuários assinaram um memorando de entendimento (MoU), para formar um consórcio com o objectivo de desenvolver o Global Shipping Business Network (GSBN), uma plataforma digital livre, blockchain, baseada numa tecnologia de contabilidade e distribuição.

Essa plataforma conectará os vários participantes: CMA CGM, COSCO Shipping Lines, Evergreen Marine, OOCL e Yang Ming, entre empresas de transporte marítimo, os operadores de terminais DP World, Hutchison Ports, PSA International e Shanghai International Port,e ainda a empresa de software CargoSmart. O ptojecto facilitará as trocas e agilizará processos de aprovação entre operadoras, operadores de terminais, agências alfandegárias, navios e prestadores de serviços de logística.

A solução que será testada em mais de 230 gateways marítimas, deverá estar disponível em Dezembro de 2018. “Como membro fundador do consórcio GSBN, a Hutchison Ports reconhece o potencial da tecnologia blockchain como principal factor de mudança com impacto a longo prazo nas logísticas globais, trazendo benefícios imensos a todos os aspectos das operações e visibilidade. Essa colaboração reúne os principais participantes do sector que se esforçam para desenvolver uma plataforma digital aberta que proporcionará eficiência e reduzirá os custos das transações”, refere Ivor Chow, Director da Corporate Finance & Business Development da Hutchison Ports.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill