Num encontro sobre turismo marítimo em Atenas, vários operadores reconheceram que existem desafios a vencer naquela região, nomeadamente na Grécia, que é um destino de referência no sector dos cruzeiros
Disney Cruise Line

Vários representantes da indústria dos cruzeiros do Mediterrâneo Oriental reconheceram obstáculos à sua actividade nessa região, designadamente, a volatilidade regional e o reduzido número de portos capazes de fazer face às suas necessidades, referiu o Worls Maritime News.

Entre os operadores que traçaram este cenário, durante o 5ª Posidonia Sea Tourism Forum, em Atenas, estão a Disney Cruise Line e a MSC Cruzeiros. Na ocasião, o ministro grego do Turismo, Thanasis Theocharopoulos, referiu que os desafios actuais permanecerão e talvez se ampliem mesmo durante algum tempo, até que as infra-estruturas existentes sejam melhoradas.

A referência de Thanasis Theocharopoulos adquire importância, na medida em que a Grécia é um importante destino de cruzeiros do Mediterrâneo Oriental, e que deverá receber este ano mais 7% de passageiros de cruzeiros face ao ano anterior. A Disney Cruise Line e a MSC Cruzeiros, por exemplo, aumentarão a sua operação dirigida à Grécia.

Todavia, o aumento de turistas e/ou de cruzeiros, constitui um factor de pressão sobre as infra-estruturas portuárias tradicionais, acentuado pelo facto de essa capacidade de cruzeiros extra ainda não poder ser dispersa por portos alternativos na região que, embora atractivos enquanto destinos, ainda não estão preparados para acolher essa oferta.

Consciente do potencial da Grécia como destino turístico de referência na indústria de cruzeiros, o ministro grego do Turismo admitiu que a promoção dos portos de Pireu e Heraklion, o aumento do número de portos por todo o país e o melhoramento das infra-estruturas e instalações, constituem prioridades do seu Governo e poderão ser um móbil para mais investimento no sector.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill