A manobra deverá ser tentada em momento de praia-mar e contará com o apoio de um rebocador especialmente deslocado de Gibraltar para o efeito
Betanzas

Está prevista para hoje, na praia-mar, uma operação de remoção do navio espanhol Betanzos, que se encontra encalhado próximo do farol do Bugio, na foz do Tejo, desde 6 de Março. Até ao momento não foi possível libertar o navio, quer por necessidade de um rebocador de maior capacidade do que os três inicialmente utilizados, quer pelo agravamento das condições do mar, que impediram a realização da manobra com segurança.

Para a realização da operação será utilizado material de tracção, algum do qual começou ontem a ser instalado com o apoio de seis técnicos e quatro tripulantes que estiveram a bordo para avaliar a situação. Outro material ainda era aguardado ontem ao final da tarde e o seu transporte para o local estaria para ser feito por helicóptero, dado que foi considerado mais difícil fazê-lo por via marítima.

Será igualmente utilizado um rebocador de uma empresa holandesa especialmente deslocado de Gibraltar para o efeito e que se deverá posicionar a um quilómetro do navio para evitar encalhar também. Recorde-se que o navio transportava 8 mil toneladas de areia para Marrocos quando encalhou na foz do Tejo, as quais poderão ter que ser retiradas para facilitar a operação.

E que a bordo permanecem cerca de 160 toneladas de combustível, que chegaram a provocar receio de um derrame devido à forte agitação marítima dos últimos dias. Um receio entretanto minimizado devido à melhoria do estado do mar, mas que nem por isso fez as autoridades marítimas portuguesas baixar a guarda, pois permanecem equipas de prevenção prontas a intervir em caso de derrame.

 

Foto retirada do portal da Autoridade Marítima Nacional



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill