Navio da OCEAN Alliance do serviço SAX supera recorde do COSCO Development
Ocean Network Express

O OOCL France, ao serviço da OCEAN Alliance, tornou-se, no passado dia 24 de Maio, o maior navio a cruzar o novo Canal do Panamá desde a sua inauguração, em Junho de 2016, batendo o recorde que pertencia ao COSCO Development desde 2 de Maio.

Trata-se de um porta-contentores neopanamax, com capacidade para 13.208 TEU, 366,5 metros de comprimento e largura de 48,2 metros, que atravessou o Canal do Pacífico para o Atlântico.

Tal como o detentor do recorde anterior, o navio integra um serviço semanal, o South Atlantic Express (SAX), que liga portos da Ásia e dos Estados Unidos por este Canal e tem 11 navios com capacidades entre as 11 mil e as 13 mil TEU.

Ao atravessar o Canal do Panamá, o OOCL France contribui para reduzir entre 5 mil e 26 mil toneladas as emissões de CO2 para a atmosfera face a rotas alternativas, segundo o World Maritime News, que cita fontes da Autoridade do Canal do Panamá.

Segundo o jornal, até hoje, já atravessaram o Canal do Panamá desde a sua ampliação 1.360 navios neopanamax, dos quais 43,8% foram porta-contentores, seguidos pelos cargueiros de gás liquefeito de petróleo (29%) e de gás natural liquefeito (8%).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill