Perdas superiores a 100 milhões de euros anulam expectativas de break-even no final do 1º semestre
Moore Stephens

A empresa de transporte marítimo Ocean Network Express (ONE), resultante da fusão das empresas japonesas do sector Kawasaki Kisen Kaisha, Ltd («K» Line), Mitsui O.S.K. Lines, Ltd (MOL), and Nippon Yusen Kabushiki Kaisha (NYK), registou perdas de 102,4 milhões de euros no primeiro trimestre do ano fiscal de 2018, que atribui a “problemas iniciais de funcionamento que afectaram a qualidade do serviço” e aos elevados custos relacionados com o combustível (bunkering), referem meios de ocmunicação internacionais.

Recorde-se que a empresa foi formalizada em Julho de 2017 e iniciou as operações de transporte marítimo de carga contentorizada em Abril deste ano. Dispõe de 230 porta-contentores e de uma capacidade para 1.5 milhões de TEU, que fazem dela a 6ª empresa mundial do sector. Agora, segundo os mesmos meios de informação, a ONE admitiu que os resultados antecipam uma perda de 32,4 milhões de euros no final do primeiro semestre, o que fica abaixo do break-even inicialmente esperado pela empresa para esta fase.

A ONE terá considerado que os principais problemas associados à fusão estão ultrapassados e espera regressar aos lucros no segundo trimestre. Paralelamente, prevê um lucro de 93,9 milhões de euros no final do ano, desde que os preços de combustível não subam. Por outro lado, prevê-se que melhoramentos no equilíbrio do tráfego marítimo entre a Ásia e a América do Norte contribuam para essa recuperação nos resultados.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill