Ventura da Cruz, Tenente da Marinha portuguesa, está a bordo do navio espanhol Hespérides no âmbito do Projecto GALILEO-IHM-3 da Campanha Antárctica 2017-2018
Instituto Hidrográfico
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O Tenente Ventura da Cruz, da Marinha Portuguesa, está a bordo do navio de investigação oceanográfica Hespérides até 12 de Março, no âmbito do Projecto GALILEO-IHM-3 da Campanha Antárctica 2017-2018.

A presença do oficial português resulta de um convite do Instituto Hidrográfico de la Marina, de Espanha, e da cooperação entre o Instituto Hidrográfico português e o Instituto Hidrográfico espanhol.

O projecto em que Ventura da Cruz agora participa visa “avaliar o serviço europeu Global Navigation Satellite System (GNSS) Galileo, no modo de serviço aberto e gratuito de posicionamento e difusão de tempo na região Antárctica e executar levantamentos hidrográficos, no âmbito do plano cartográfico espanhol”, refere a Marinha.

“Nesse sentido, está planeada a execução de levantamentos topo-hidrográficos e observações GNSS Galileo em Punta Arenas (Chile), Ushuaia (Argentina) e em diversos locais das ilhas Shetland do Sul e península Antárctica”, conclui a Marinha.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill