Açores poderão receber estação de investigação internacional
Açores

O clima, as alterações climáticas, a energia e os oceanos, com ênfase no Atlântico e no posicionamento estratégico dos Açores, são o foco de um programa de cooperação científica e tecnológica lançado na recente visita aos Estados Unidos da América (EUA) do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão.

Durante a visita, Manuel Heitor e Paulo Ferrão reuniram-se com o Secretário da Energia dos EUA, Ernest Moniz, e representantes do Gabinete para a Política de Ciência e Tecnologia da Presidência na Casa Branca, da direcção da NASA e da Fundação Nacional de Ciência, com quem definiram um plano de trabalho destinado a dinamizar “a cooperação multilateral em sistemas complexos de engenharia e ciência com aplicação nesta área”, segundo comunicou o Governo português.

Nesse sentido, no próximo dia 10 de Junho, será organizado um encontro no Instituto de Educação Internacional, em Nova Iorque, sobre alterações climáticas, energia e oceanos: o futuro da cooperação científica e tecnológica internacional no Atlântico e planeado outro, com investigadores de todo o mundo, para o final de Junho, nos Açores. No mesmo contexto, foi abordada a possibilidade de instalar uma estação de investigação internacional no arquipélago.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill