Na sua mensagem Semestral, agora emitida, o Observatório da Cooperação na Economia do Mar insta à realização de uma nova reunião da Comissão Interministerial dos Assuntos do Mar, CIAM, de forma a preparar 2017 em devidos termos.

Na sua mais recente mensagem, emitidas semestralmente, o Observatório da Cooperação na Economia do Mar apela a uma reunião da CIAM, Comissão Interministerial dos Assuntos do Mar, para preparar 2017, tanto mais quanto, como é referido, «quando se trata de cooperar para estabelecer metas internas de médio e longo prazo e derrubar barreiras que estrangulam diversos sectores, nomeadamente sectores relacionados com o mar, tem sido difícil encontrar índices de cooperação elevados».
Em tal enquadramento, o Observatório afirma ainda ser importante que a diplomacia, a par de outros exemplos, também cooperasse activamente no desenvolvimento da economia do mar, nomeadamente «no que respeita a criar condições para a atracção e monitorização de investimento directo estrangeiro e de realização de parcerias internacionais nas indústrias do mar, com capacidade para aumentar o emprego e deixar valor acrescentado na economia nacional».

Reconhecendo ser complexo em Portugal, não raras vezes, actuar de forma pragmática, reforçar a cooperação orientada a resultados, mas entendo apesar disso não apenas possível mas desejável, o Observatório apela igualmente a uma ampla cooperação entre a Presidência da República, Governo, Assembleia da República e Partidos Políticos, «acrescida da cooperação e do diálogo com as associações e indústrias do mar, Forças Armadas, departamentos do Estado, Academia e comunidade marítima em geral», de modo a passar efectivamente de uma nova fase de concretização e de obtenção de resultados «de grande impacto» na economia do mar.

E e exactamente nesse sentido que o Observatório da Cooperação na Economia do Mar apela a uma reunião da CIAM para preparar 2017, de forma a tornar possível que tais resultados venham a ser efectivamente alcançados.

Criado em 2015 pela PwC no âmbito dos seus projectos de Responsabilidade Social, esta é a quarta Mensagem emitida pelo Observatório da Cooperação na Economia do Mar, actualmente Presidido por António Saraiva, podendo mais informação, tanto no que respeita às anteriores mensagens como no que respeita os seus 22 membros, ser obtida aqui.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill