O Secretário de Estado do Comércio Internacional do Reino Unido confirma o “futuro brilhante” que os espera e confessa que farão investimentos nos portos, de mais de um milhão de euros.
Porto seco no Egipto

O Secretário de Estado do Comércio Internacional do Reino Unido, Liam Fox, sublinhou as oportunidades que os portos terão agora para guiar o seu comércio, e do “futuro brilhante” que os espera ao saírem da União Europeia, numa recepção organizada pela Associação Britânica de Portos.

 “Sabemos o quão importante será preservar as relações comerciais vitais existentes com os nossos actuais parceiros na UE. No entanto, pela primeira vez em quatro décadas, determinaremos a nossa própria política comercial independente, capaz de aproveitar a oportunidade para estabelecer novas relações económicas em todo o mundo”, referiu o mesmo.

 Note-se que 95% do comércio do Reino Unido passa pelos portos marítimos e com o comércio elevado na agenda política, surge o interesse dos portos no desenvolvimento, aumentando o valor que têm para o país. E por isso mesmo, e como refere lec Don, Presidente da Associação Britânica de Portos, os portos planeiam agora um investimento nas infra-estruturas de cerca de 1,35 mil milhões de euros, conscientes de que este desenvolvimento será preponderante no seu crescimento.

 Um investimento que, embora útil e necessário, é anunciado num contexto de muitas incertezas quanto ao Brexit e ao futuro da relação do país com a UE e que não deixam de preocupar os responsáveis dos portos britânicos.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill