Os chocos são moluscos cefalópodes constituídos por um manto musculoso e apresentam uma pequena concha interna calcária, designada como pluma, pena, siba ou gládio. Para o choco vulgar está definido um tamanho mínimo legal de captura de 10 cm. São animais vorazes que dispõem de uma cabeça de tamanho apreciável, olhos proeminentes e uma boca […]

Os chocos são moluscos cefalópodes constituídos por um manto musculoso e apresentam uma pequena concha interna calcária, designada como pluma, pena, siba ou gládio. Para o choco vulgar está definido um tamanho mínimo legal de captura de 10 cm.

São animais vorazes que dispõem de uma cabeça de tamanho apreciável, olhos proeminentes e uma boca central rodeada por oito braços carnudos e dois tentáculos longos e retrácteis. A boca possui mandíbulas semelhantes a um bico de papagaio invertido.

Pode encontrar-se até aos 200 metros de profundidade em fundos arenosos, tem a extraordinária capacidade de se camuflar graciosamente para se confundir com o meio envolvente, tentando assim iludir e escapar aos seus predadores. Quando se sente ameaçado, pode expelir um jacto de tinta negra que tem na bolsa do ferrado, com vista a turvar a água e a encobrir a fuga.

A carne do choco fresco é branca e a textura é compacta.

Os chocos são comercializados frequentemente em fresco – inteiros ou limpos – e em congelado os maiores são apresentados despelados e limpos e os mais pequenos inteiros. Os chocos têm um importante papel na gastronomia nacional, assim são apresentados fritos, à algarvia, de caldeirada, grelhados com ou sem tinta, de feijoada ou em espetadas. O saco da tinta pode manter-se em algumas preparações ou mesmo usar-se para preparar o chamado arroz negro, mas a utilização da tinta nas confecções culinárias deve ser reduzida por poder apresentar elevado teor de cádmio. Em termos nutricionais destacam-se os elevados teores de proteína e de potássio.

Choco assado acompanhado de arroz de sua tinta e algas

Ingredientes (4 pessoas):

1 Choco fresco de 1kg

1l caldo de peixe

Arroz carolino 200gra

1 Tomate chucha

1 cebola

3 dentes de alho

1 dl vinho branco

Algas várias

Coentros

100gr manteiga

1dl Azeite

Sal q.b

Pimenta Preta q.b

 

Tempo de confeção 45min

Confeção:

Limpe o choco, retire a cabeça, o ferrão e corte a mesma em quatro. Corte quatro filetes de choco e faça alguns golpes enviusados. Reserve a tinta. Marine o choco com sumo de limão, sal pimenta, alho e azeite.

Pele o tomate, retire as grainhas, corte em cubos e reserve. Pique a cebola e reserve, pique o alho e reserve, pique os coentros e reserve, esprema o sumo de limão e reserve. Hidrate as algas e reserve.

Num tacho ao lume, coloque um fio de azeite e refogue a cebola em seguida adicione o alho, refresque com vinho branco e deixe evaporar o álcool. Adicione o arroz, deixe fritar ligeiramente, em seguida adicione 500ml caldo de peixe a ferver e mexa. Vá adicionando o caldo à medida que o arroz vá pedindo. Deixe cozer durante 10min, adicione a tinta de choco e mexa. Em seguida, junte uma noz de manteiga o tomate aos cubos e as algas. Por fim, já fora do lume, junte os coentros e retifique de sal e pimenta.

Core em azeite e manteiga os filetes de choco e as cabeças, junte o sumo de limão e sirva o arroz em prato fundo acompanhado dos filetes e choco por cima do mesmo.

 

Receita elaborada por: Chef José Serrano



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill