O NRP Viana do Castelo chega hoje, 17 de Agosto, ao Porto de St. John´s, no Canadá, após ter largado de Lisboa no passado dia 1 em apoio à Autoridade Nacional da Pesca, na então noticiada missão de fiscalização da actividade da pesca nos Grandes Bancos do mar da Terra Nova no âmbito da NAFO.

O programa da estadia do NRP Viana do Castelo em St. John´s, após dezassete dias de navegação em que percorreu cerca 4167 milhas náuticas, inclui uma homenagem ao marinheiro Dionísio Esteves, falecido no mar no ano de 1966, no exercício da actividade piscatória nos Grandes Bancos da Terra Nova, a bordo do Santa Maria Manuela, pesqueiro, como sabe, pertencente à Frota Portuguesa de Pesca à Linha (Portuguese White Fleet), ou Frota do Bacalhau.

Enquadrado na cerimónia, irá seguir-se ainda uma visita à Basílica local que possui uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, doada pelo Governo Português em 1955, por ocasião das comemorações do centenário da Basílica.

Nesta terceira vez que visita a Terra Nova, o NRP Viana do Castelo irá estar aberto para visitas a bordo, dando a conhecer ao público e em especial e à diáspora em particular, um dos mais recentes navios da Marinha Portuguesa.

Como refere a Marinha Portuguesa em Comunicado, a estadia e as actividades agendadas em St. John´s têm em vista constituírem-se como um contributo determinante para reforçar os laços existentes entre a Newfoundland and Labrador e Portugal, assim como, manter viva a memória dos pescadores da designada “Portuguese White Fleet”, cuja existência constitui também parte significativa da história local.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill