Comando da Zona Marítima da Madeira recebe missão inaugural sob bandeira portuguesa do navio-patrulha
Comando da Zona Marítima da Madeira

Desde 16 de Agosto e até 30 de Novembro, o navio-patrulha Mondego, está no dispositivo de Comando da Zona Marítima da Madeira a desempenhar a sua primeira missão desde que foi adicionado ao efectivo da Marinha portuguesa, em 12 de Junho deste ano.

Segundo a Marinha, a missão consiste em acções de “busca e salvamento no mar, patrulhamento marítimo, controlo da navegação, prevenção e combate à poluição marítima e apoio ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza”.

Trata-se de um dos quatro navios adquiridos à Dinamarca e que chegou a Portugal em 28 de Abril de 2015, onde foi modernizado nos estaleiros da Arsenal do Alfeite, SA (AA), para substituir progressivamente os actuais navios-patrulha da Classe Cacine, ao serviço há mais de 40 anos.

O Mondego é um navio da classe «Tejo» modelo FLYVEFISKEN ou STANFLEX 300, tem 54 metros de comprimento, 9 metros de boca, 430 toneladas e 15 camarotes duplos com casa-de-banho. A tripulação é composta por 26 tripulantes (5 oficiais, 5 sargentos e 16 praças), sob o comando do Primeiro-Tenente Pereira Robalo.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill