O Observatório Oceânico da Madeira A Marinha conta do apoio da Lancha Hidrográfica, NRP Auriga, na campanha cientifica que está a desenvolver de recolha de dados oceanográficos na região.

Para além da Lancha Hidrográfica Auriga, integra também o projecto um navio de investigação de bandeira espanhola, o B/O SOCIB, fretado pelo Observatório para participar igualmente na missão de recolha de dados oceanográficos e que chegou à Região Autónoma da Madeira no passado Sábado.

A actual campanha tem como principal objectivo a recolha de dados oceanográficos junto à Ilha da Madeira, com recurso às tecnologias mais recentes e que o Observatório Oceânico da Madeira tem intenção de vir a disponibilizar posteriormente ao público para e integração nos mais diversos projectos, científicos ou sejam o que forem.

Na actual missão, o NRP Auriga é responsável pela recolha dos dados de sedimentos, em suspensão e de fundo, cumprindo ao SOCIB a recolha de dados de correntes (ADCP de casco), dados de CTD em navegação (UCTD), bem como dados de CTD em cada estação, dados biológicos (phytoplankton; zooplankton) e dados químicos (análise de nutrientes).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill