O projecto ARCSAR, dedicado à cooperação e inovação para a segurança no Árctico, tem o objectivo de melhorar a resposta em caso de emergência e contará com um apoio financeiro de 3,5 milhões de euros da União Europeia.
Porto de Ferrol

A União Europeia (UE) previu aplicar 3,5 milhões de euros no melhoramento da nova rede ARCSAR (rede de salvamento e resgate no Árctico), coordenada pelo centro de coordenação e salvamento Joint Rescue Coordination Center North-Norway, com o objectivo de melhorar a resposta em caso de emergência no Árctico e no Atlântico Norte, segundo o Safety4Sea.

Segundo a mesma fonte, o apoio da UE durará cinco anos e incluirá um exercício prático num cruzeiro, envolvendo parceiros da Finlândia, Suécia, Noruega, Islândia, Ilhas Faroé, Estados Unidos, Canadá, Rússia, Itália, Alemanha, Reino Unido, Irlanda e Nova Zelândia.

A Associação de Operadores de Cruzeiro da Expedição no Árctico (AECO), que representa a maioria dos operadores de cruzeiros que navegam nas águas do Árctico, trabalhará em colaboração com as autoridades e os cientistas de SAR (Salvation And Rescue) para perceber como a preparação e a resposta SAR podem ser fortalecidas e desenvolvidas.

“Num momento de maior actividade no Árctico, o projecto ARCSAR é uma iniciativa importante e oportuna. A indústria de cruzeiros já está a trabalhar em colaboração com as entidades da ARCSAR e esta rede permitirá aproveitar ao máximo o conhecimento, a experiência e as melhores práticas que estamos a identificar”, referiu Frigg Jørgensen, Director Executivo da AECO.

“Os exercícios anteriores organizados pelas entidades AECO e SAR mostraram que existe potencial para uma melhor utilização dos recursos. O exercício planeado da ARCSAR será uma oportunidade valiosa para continuar a aprender e melhorar a cooperação”, acrescentou o Director Executivo.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill