Foi a primeira carga de GNL de Yamal para a CNOOC e a primeira embarcada em Novembro
IMO

A produtora russa de gás natural PAO Novatek, através da sua subsidiária NOVATEK Gas and Power Asia, embarcou a primeira carga de gás natural liquefeito (GNL) produzido no âmbito do projecto de GNL de Yamal, na Rússia, e destinada à China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), ampliando a base de clientes da empresa russa na China, refere o World Maritime News.

A carga foi desembarcada no terminal de GNL de Fujian, na China, depois de uma viagem de 20 dias, sete e meio dos quais pela Rota do Árctico. E foi o primeiro carregamento que atravessou esta rota na direcção oriental em Novembro, que corresponde ao fim da época de navegação.

Não necessitou de apoio de quebra-gelos e chegou ao destino num prazo considerado curto e a uma velocidade comercialmente viável, “confirmando uma vez mais a eficácia do nosso modelo logístico em entregas competitivas de GNL a importantes mercados de consumidores da região Ásia-Pacífico”, referiu Leonid Mikhelson, Chairman da NOVATEK, citado pelo jornal.

A publicação recorda que os países asiáticos, chefiados pela China, Japão e Coreia do Sul, estão ansiosos pelo desenvolvimento do potencial de crescimento do comércio realizado pela Rota do Árctico, que tenderá a crescer com a utilização cada vez mais frequente dessa via. Um efeito da diminuição do gelo na região e da concepção de novos navios comerciais capazes de navegar através do gelo e que tornam comercialmente viável o transporte dos abundantes recursos naturais energéticos do Árctico.

Nesse sentido, a COSCO Shipping Corporation e a Mitsui O.S.K. Lines (MOL) investiram conjuntamente na capacitação de uma série de navios para poderem navegar em águas com 2,1 metros de espessura de gelo. Os navios deverão transportar GNL de Yamal até aos mercados internacionais do produto ao longo do ano. Os primeiros três navios desta série começaram a operar este ano e prosseguirão em 2019. Outros quatro, com capacidade para 174 mil metros cúbicos de GNL, deverão chegar a Yamal no próximo ano e em 2020.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill